quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Despedida de Praia Grande, tudo de bom - 28/11/2011

Nossa, o pessoal da TV ficou um tempão lá gravando. Depois que eles foram embora, jantei com meus novos amigos e o sono começou a pegar, aí me veio uma pergunta: Será que eu realmente poderia dormir ali aquela noite? Pois a casa me parecia pequena ao contrário da família que eram em "Doze" (MÃE ALZIRA, A IRMÃ MÁRCIA E SEUS DOIS FILHOS ALINE E DIEGO, A IRMA ANDRÉIA E SEUS DOIS FILHOS WILIAN  JÚNIOR E GABRIEL, A IRMÃ DANIELA E SEU FILHO LEANDRO, A LUCIANA E O FERNANDO COM A FILHA  BRUNA E AINDA, NESTE DIA QUE ESTIVE LÁ, RECEBERAM A VISITA DA TIA VERA). Fiquei preocupado quando os vi arrumando alguns colchões no meio da sala! Perguntei o porque daquilo e a Luciana me disse que não tinha quarto pra todos. Então eu falei que não queria incomodar, que iria procurar uma igreja ou até hotel mais barato, como já tinha feito várias vezes. Mas eles insistiram pra que eu ficasse lá. Disseram pra eu não me preocupar que tinham lugar pra eu ficar!
Então tudo bem. Fui tomar um banho e quando chegou à hora de dormir não acreditei no que fizeram. Luciana e Fernando tinham arrumado a cama deles pra eu dormir. É claro que eu não quis aceitar. Imaginem, o casal dormir no chão pra me deixar dormir na cama deles?! Mas eles fizeram questão, disseram que sabiam que eu estava cansado e com dores. Bom, isso não tinha como negar. Durante o dia que fiquei ali com a família eu malmente conseguia sentar por causa das assaduras. 
Eles disseram que ficariam chateados se eu não aceitasse. Então, como eu não queria magoar meus novos amigos e eu realmente estava muito cansado, acabei aceitando. 
No outro dia, depois de uma noite de sono maravilhosa, tomei o café da manhã e me despedi da família, que como eu disse no começo deste texto, “Me abraçou de todas as formas”. Além do abraço que dei em cada um deles na hora da despedida, durante a gravação da reportagem para a TV Tribuna também ganhei outro abraço coletivo dessas pessoas tão especiais que abraçaram minha causa.
Ainda antes de ir embora a Luciana me passou o contato de uma pessoa da Prefeitura da cidade, com quem tinha falado para conseguir outra reportagem no jornal do município. Agradeço imensamente a essa família maravilhosa de um coração enorme, que realmente vestiu a camisa do propósito desta viagem.
Esta foto foi tirada pelo pessoal da prefeitura de Praia Grande, que fez inclusive uma matéria comigo em relação a ciclovia da cidade, logo abaixo segue a matéria cedida e enviada por Jaqueline de Marco. Obrigado!













Por Jairo Marques– 29 de novembro de 2011

Trânsito
Ciclista de Santa Catarina conhece Praia Grande
Oriel Fascino atualiza seu blog com informações sobre as Cidades que visita

“Oriel quer casar”. Este é o nome do blog onde o ciclista Oriel Fascino, de 32 anos, registra toda sua trajetória com destino ao Rio de Janeiro, que teve início em Pomerode, Santa Catarina, no dia 11 de novembro. O nome sugestivo do site refere-se ao objetivo da aventura, pois o que Oriel quer é conseguir o apoio de um programa de TV para realizar seu sonho: casar com Jailene, com quem namora há 12 anos. De passagem por Praia Grande, Oriel conheceu a infraestrutura cicloviária da Cidade. Após visitar diversos Municípios durante a viagem, ele destacou o incentivo de Praia Grande a utilização de bicicletas. 
Em Praia Grande, Oriel andou pelas principais ciclovias da Cidade, como as das Avenidas Presidente Castelo Branco e Dr. Roberto de Almeida Vinhas. “A orla de Praia Grande é muito bonita e limpa e me chamou atenção a quantidade de câmeras espalhadas por toda Cidade. Diferente de muitos locais que eu visitei, aqui tem uma grande estrutura para ciclistas, com ciclovias interligadas entre si”.
Oriel elogiou também o projeto municipal Ciclista Cidadão. “Fiquei hospedado na casa de uma pessoa que está cadastrada na campanha e tem um adesivo numerado colado em sua bicicleta. Achei muito importante a iniciativa. Nunca vi nada parecido antes. Praia Grande está de parabéns”. 
Trajetória - Depois que fortes chuvas causaram alagamentos e desmoronamentos na sua cidade no início deste ano, Oriel perdeu todas as suas economias. “Eu e minha noiva tínhamos uma loja de chocolates e investimos muito para a páscoa deste ano. Estávamos juntando dinheiro para conseguirmos casar, mas não contávamos com esta tragédia”. 
Segundo Oriel, com a ajuda de amigos e solidariedade de estranhos, ele conseguiu comprar uma bicicleta para partir em direção ao Rio de Janeiro. “Pensei numa forma de chamar atenção para a minha história e conseguir realizar meu sonho. Como nunca fui atleta e não tinha costume de andar de bicicleta, achei que seria uma boa opção”. 
Para conhecer mais sobre a história de Oriel e toda sua trajetória, acesse o blog http://orielfascino.blogspot.com/.

Ciclista Cidadão – Com o intuito de mapear ciclistas residentes em Praia Grande com a entrega de cartilhas educativas e de adesivos numerados, desde setembro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte está realizando o projeto Ciclista Cidadão. Estão sendo distribuídos 50 mil Manuais do Ciclista Cidadão, que contêm normas de trânsito específicas e dicas de segurança. Dentro do manual também há uma ficha de identificação. 
Somente após preencher o cadastro o ciclista receberá o adesivo numerado, que deverá ser colados na lateral das bicicletas como forma de identificação. “Com o mapeamento dos ciclistas, poderemos realizar trabalhos mais direcionados e, assim, prevenir ainda mais possíveis acidentes”, afirmou o secretário de Trânsito e Transporte de Praia Grande, Eduardo Rodrigues Xavier. 
Ciclovias - Com 76,5 quilômetros construídos, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte. 
Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. 
Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba no mês de dezembro. 
Quase saindo da cidade de Praia Grande, encontrei o Palácio das Artes e resolvi para e mostrar um pouco mais desta cidade que me acolheu super bem. E Pra minha sorte e surpresa, conhecia a Lourdes que ligou para um amigo seu da fundação cultural do Guarujá e garantiu minha estadia naquela cidade. 

No Palácio das Artes em Praia Grande...


Olha que interessante..."Quadro feito todo com caneta Bic"


Valeu gente, obrigado Lourdes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me encontre nas redes sociais!